Início / Educação / Estudos / Qual a diferença entre Emprego e Trabalho

Qual a diferença entre Emprego e Trabalho

Saiba quais são as diferenças entre os termos emprego e trabalho, contexto histórico e seu surgimento.

A maioria das pessoas associam as palavras emprego e trabalho como se tivessem o mesmo significado, o que não o que não é verdade, apesar estarem relacionadas. O sentido da palavra trabalho é  muito mais antigo e está presente na sociedade desde quando o homem começou a criar e manusear os primeiros utensílios e ferramentas para caçar, alimentar-se e sobreviver. Já o o termo emprego é algo mais recente na história da humanidade, sendo conceituado apenas durante a revolução industrial, o qual seu significado está ligado na relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algo ou algum valor.

diferença entre emprego e trabalho

Além disso, para diferenciar emprego e trabalho é preciso fazer uma análise histórico da evolução da sociedade para compreender que emprego pode ser um tipo de trabalho, mas nem todo trabalho será um emprego, pois este depende de uma seres de fatores, como remuneração, função social e etc. Para fins de esclarecimento comum, é preciso ter consciência básica dessa diferença em termos simples. Confira:

Diferença entre emprego e trabalho

De acordo com a definição do dicionário do pensamento social do século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas, ou seja, trabalho nada mais é que uma atividade exercida para executar determinado objetivo que acarreta em mudanças na sociedade através do uso da força física.

Já a definição do termo emprego é: a relação estável e mais duradora que existe entre quem organiza o trabalho e quem irá realizá-lo. O emprego é uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pela execução de determinado trabalho de outros indivíduos presentes na sociedade que não detêm poder sobre os meios de produção.

A diferença entre emprego e trabalho apresentada aqui é uma noção básica, existe muito mais a ser discutido sobre o surgimento desses termos, principalmente no âmbito sociológico e acadêmico.

Tem alguma dúvida sobre a diferença entre emprego e trabalho? Deixe um comentário! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*