Início / Educação / Cursos / Pronatec 2015 BA: Inscrições, Curos e Vagas

Pronatec 2015 BA: Inscrições, Curos e Vagas

Estão abertas as inscrições para o Prontaec 2015 BA. O programa oferece cursos técnicos e profissionalizantes grátis em todo estado da Bahia.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado em 2011 pelo Governo Federal como o objetivo de democratizar o acesso ao ensino profissionalizante e técnico. Assim como tem realizado em todos os estados do Brasil, o Pronatec tem desempenhado um importante papel na formação de novos profissionais no estado da Bahia.

O Pronatec 2015 BA oferece cursos de qualificação profissional grátis para estudantes, trabalhadores e desempregados que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, isso ocorre graças á parceiras estabelecidas com instituições de ensino públicas e privadas. Desde a criação do programa, há quatro anos, o Pronatec 2015 BA já disponibilizou mais de 50 mil vagas em cursos de capitação e cursos técnicos gratuitos em todo estado.

CURSOS PRONATEC 2015 BAHIA

A finalidade principal do programa é facilitar a inclusão social de jovens e adultos de baixa renda no mercado de trabalho através dos cursos gratuitos.  Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2015 BA são ministrados na capital Salvador e em outras cidades do interior da Bahia. Além disso, para evitar a taxa de evasão dos estudantes, o Pronatec 2015 BA também oferece alguns benefícios como, vale-alimentação, vale-transporte e material didático gratuito.

INSCRIÇÕES PRONATEC 2015 BA

Os interessados em realizar as Inscrições Pronatec 2015 BA, devem ficar atentos quais instituições de ensino mais próximos estão participante do programa, pois cada instituição quem irá determinar o calendário de inscrições do Pronatec 2015 BA.  São elas: escolas municipais, estaduais e federais, instituições do Sistema S, como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Outras instituições de ensino privadas também participam do programa, como a UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura), referência no ensino superior e técnico no estado da Bahia.

Além disso, para encontrar cursos gratuitos Pronatec 2015 BA é preciso realizar um cadastro no site oficial do programa: www.pronatec.mec.gov.br. No site também é possível realizar uma busca de cursos disponíveis de acordo com alguns critérios, como estado, município e escolaridade. Com isso, caso existe alguma vaga disponível que se encaixa com o perfil do interessado, basta clicar em “Inscrever-se” para realizar um cadastro. Se selecionado, o candidato receberá uma notificação para realizar a matrícula.

CURSO E VAGAS PRONATEC 2015 BA

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2015 BA, são gratuitos graças a bolsa-formação, destinado a três perfis: alunos a rede pública de ensino (2° ao 3° ano do ensino médio), candidatos de baixa renda que já tenham concluído o ensino médio, beneficiários ou dependentes de programas de transferência de renda do Governo Federal, como bolsa-família e beneficiários do seguro-desemprego.

Os cursos técnicos (de longa duração, de no mínimo 1 ano), são destinados principalmente a estudantes do ensino médio ou já concluiu o ensino médio. Já os cursos profissionalizante ( de curta duração, de no minimo 2 meses e máximo de 6), são destinados aos beneficiários do seguro desemprego e programas do Governo Federal.

São mais de 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Pronatec 2015 BA. São  alguns exemplos de cursos oferecidos: cuiddor de idoso, operador de telemarketing, recepcionista, inglês aplicado aos serviços turísticos, auxiliar administrativo, entre outras carreiras

Para consultar a lista completo de cursos oferecidos, número de vagas, instituições de ensino participantes e inscrições do Pronatec 2015 BA, acesse o site oficial do programa: www.pronatec.mec.gov.br e realize seu cadastro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.