Início / Educação / Cursos / Pronatec 2015: Inscrições (PRONATEC.MEC.GOV.BR)

Pronatec 2015: Inscrições (PRONATEC.MEC.GOV.BR)

As Inscrições para o Pronatec 2015 estão abertas. Conheça os cursos, vagas, benefícios e instituições participantes do programa.

PRONATEC 2015: O QUE É?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso no Ensino Técnico e Emprego), é um programa criado pelo governo federal através do ministério da educação com o intuito de facilitar e incentivar o acesso de jovens e adultos de baixa renda ao ensino profissionalizante e seu ingresso no mercado de trabalho.

Criado no dia 26 de outubro de 2011, pela lei Lei n° 12.513/2011, sancionada pela Presidenta  Dilma  Rousseff, o programa teve sua fase inicial incentivando a criação de diversos projetos em parceria com instituições de ensino de todo Brasil, com o objetivo de ofertar vagas gratuitas em cursos técnico e profissionalizantes.

PRONATEC 2015

Após 4 anos após a criação do programa, mais de de 4,6 milhões de pessoas foram beneficiadas e chegando em 3.200 municípios em todo país.  O Pronatec 2015 é uma ótima oportunidade para quem busca qualificação profissional de qualidade sem custos e com uma vaga garantida no mercado de trabalho. Conheça todas as vantagens do Pronatec 2015 abaixo:

PRONATEC 2015: BENEFÍCIOS

Além de oferecer formação técnica e profissionalizante gratuita, o Governo Federal também oferece uma série de benefícios para quem participa do Pronatec 2015, com o objetivo de incentivar o interesse dos alunos em permanecer até o final do curso, como vale alimentação, vale transporte e material didático gratuito. Conheça outros benefícios:

Bolsa Formação

O bolsa formação oferece vagas vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes no Pronatec 2015 para quem já concluí o ensino médio ou é beneficiário do seguro-desemprego. Para esta categoria são disponibilizados os cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, 160 horas/aula); para os estudantes das redes públicas de ensino que ainda estão cursando o ensino médio, são ofertados cursos técnicos, com duração mínima de 12 meses.

Menor Aprendiz

Além de oferecer toda capacitação profissional necessária para ingressar no mercado de trabalho, o Pronatec 2015 também possui o Menor Aprendiz, que tem como intuito facilitar a conquista do primeiro emprego, onde os alunos já sairão empregados após a conclusão do curso e atuando na área de formação. Isso acontece graças a parceria do Governo Federal com empresas de grande e médio porte de diversos setores de atuação no mercado.

PRONATEC 2015: CURSOS, VAGAS

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2015 são classificados em três tipos: os cursos técnicos, para quem já tem tem o ensino médio completo, técnico para quem ainda está cursando o ensino médio regular e os cursos de formação incial e continuada, para trabalhadores, para quem está desempregado e recebe seguro desemprego e beneficiários de programas federais de distribuição de renda.

Além disso, os cursos Pronatec 2015 são ofertados de acordo eixos tecnológicos e a necessidades de profissionais no mercado. Os  cursos técnicos são classificados em: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

CURSO PRONATEC 2015 SP

São exemplos de alguns cursos oferecidos pelo Pronatec 2015: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Apicultura, Técnico em Aquicultura, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Biblioteca, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, entre outros. Para conferir a lista completa de cursos acesse o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

O número de vagas disponíveis no Pronatec 2015 irá variar de acordo com cidade e instituição de ensino. Para saber quais vagas e cursos disponíveis na sua cidade, acesse: www.pronatec.mec.gov.br.

PRONATEC 2015: INSCRIÇÕES

As Inscrições para o Pronatec 2015 acontecem nas instituições de ensino onde os cursos são ministrados. Sendo assim, é a própria instituição quem irá determinar o início e o término das inscrições do Pronatec 2015. Por isso, se você deseja se inscrever no programa, fique atento e procure uma instituição de ensino mais próxima de você.

Podem se inscrever no programa pessoas de qualquer idade, que já concluíram o ensino médio ou ainda estão cursando a rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede privada. A expectativa é que o Governo Federal ofertará mais de 12 milhões de vagas a partir do Pronatec 2015 no total, em 220 cursos técnicos de nível médio e 646 cursos de qualificação.  Somente até o ano de 2014 foram ofertas mais de 8 milhões de vagas.

PRONATEC 2015: INSTITUIÇÕES

Para ficar atento as inscrições é preciso conhecer as instituições de ensino participantes do Pronatec 2015 para não perder o prazo. São elas: escolas públicas estaduais e federais, e instituições do Sistema S, como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.