Início / Educação / Cursos / Pronatec 2016 Inscrições – pronatec.mec.gov.br

Pronatec 2016 Inscrições – pronatec.mec.gov.br

Está procurando pelos cursos gratuitos do Pronatec 2016? Leia este texto até o final e saiba passo a passo como se inscrever nos cursos técnicos e profissionalizantes do Pronatec e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho com o pé direito. Confira:

Todos os anos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferece dezenas de milhares de vagas em cursos gratuitos de formação técnica e profissional em todas as regiões do Brasil.

Desde sua criação em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec já ajudou milhões de brasileiros a ingressar no mercado de trabalho através das oportunidades disponibilizadas durante o decorrer do programa, sendo que a maioria dos alunos formados no Pronatec são jovens recém-formados do ensino médio e adultos que buscam complementar sua formação.

Em 2016, apesar de rumores sobre os cortes nos gastos no Pronatec devido à crise econômica que o país se encontra, a Presidenta Dilma Rousseff garantiu que o governo ainda irá continuar a disponibilizar as vagas para o programa. Se você está interessado em fazer algum curso, fique ligado nas inscrições do Pronatec 2016.

Pronatec 2016

Inscrições Pronatec 2016

As inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec 2016 acontecem nas instituições de ensino onde serão lecionados. Sendo assim, serão essas próprias instituições que irão definir o período de início e fim das inscrições do programa.

Podem inscrever-se no Pronatec 2016 pessoas com idade á partir dos 16 anos, desde que já tenham concluído o ensino médio ou ainda estejam cursando-o na rede pública de ensino ou com bolsa integral na rede particular.

Os interessados devem ficar atentos à divulgação do calendário de inscrições determinados pelas instituições de ensino que oferecem cursos do Pronatec em sua cidade. Lembrando que, para realizar sua inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

Cursos e Vagas no Pronatec 2016

O Pronatec oferece cursos gratuitos em escolas públicas municipais, estaduais, federais, em unidades de ensino do SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e em instituições de ensino privadas de ensino superior e nível médio.

Os cursos são classificados em três tipos:

– Cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio.

– Cursos técnicos para quem ainda está cursando o ensino médio.

– Cursos de qualificação profissional e continuada, destinado a trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programais sociais do Governo Federal, como, o Bolsa Família.

Cursos Técnicos Pronatec 2016
Cursos Técnicos Pronatec 2016

O número de vagas e os cursos oferecidos irão variar de acordo com cada estado, cidade e instituição de ensino, uma vez que, em geral, os cursos são definidos em função da demanda de profissionais na região. Confira alguns exemplos de cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec:

  • Técnico em Apicultura
  • Técnico em Análises Químicas
  • Técnico em Automação Industrial
  • Técnico em Agente Comunitário de Saúde
  • Técnico em Agricultura
  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Contabilidade e Finanças
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Comunicação Social
  • Técnico em Mecatrônica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Logística

Você pode consultar a lista completa dos cursos gratuitos disponíveis no Pronatec 2016, por estado, município e instituição pelo site: http://pronatec.mec.gov.br. No total, são mais de 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação profissional.

3 comentários

  1. valdemir Rodrigues Lopes

    eu, desejo fazer um cursso de eletrecidade gratuita como posso me escrever para participar .

  2. valdemir Rodrigues Lopes

    EU desejo me escrever em um cusso gratuito de eletrecista industrial porque eu nâo tenho condisoês de pargar como faço.

  3. valdemir Rodrigues Lopes

    quero me candidatar para um cursso proficionalizante de eletrecista como faço para participar .eu nâo tenho condiçoês financeiras para pagar um cursso no momento e me encontro desempregado alguem poderia me ajudar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.