Início / Educação / Enem / Química no Enem: os assuntos mais cobrados

Química no Enem: os assuntos mais cobrados

Quer saber o que mais cai em Química no Enem ? Confira o artigo abaixo e descubra os assuntos mais cobrados pela prova de química desde o Enem 2009.

Desde seu novo modelo aplicado a partir de 2009, o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) não é usado exclusivamente para avaliar o conhecimento dos alunos do ensino médio, mas principalmente como forma de ingresso de milhões de estudantes no ensino superior, seja pelo Sisu, Prouni, Fies ou Pronatec. Por isso, com o intuito de auxiliar nossos leitos, nosso site fez um levantamento com os assuntos que mais cai nas principais matérias cobradas pelo Enem e assim facilitar a vida de muitas pessoas na hora de estudar.

5 Canais no youtube para estudar para o Enem

A série de artigos com os assuntos mais cobrados pelo Enem abordará as matérias de Português, Literatura, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. O primeiro artigo da série será sobre a prova de Química no Enem e os assuntos mais cobrados. Confira:

Assuntos mais cobrados em Química no Enem

Orgânica é um dos assuntos mais cobrados na prova do Enem
Orgânica é um dos assuntos mais cobrados na prova do Enem

A matéria de química no Enem é cobrada na prova de Ciências da Natureza, aplicada no primeiro dia do exame. De 2009 até 2012, em geral, a prova contava com em média 22 questões de química, o que é um número bastante grande em relação a outras matérias e por isso assustando muitos estudantes.

No entanto, de 2009 a 2014 a prova reduziu esse número de questões de química “pura” e passou a relacionar esses conteúdos com outras matérias como biologia e física, diminuindo para uma média de 15 questões. Com isso, a prova de química no Enem se tornou mais contextual e dinâmica.

O novo modelo de prova do Enem apresenta certas habilidades e competências que os candidatos tem que dominar para conseguirem uma nota maior, e por isso, em cada matéria existem assuntos que são mais abordados no exame e com certeza estarão presente nas questões. Abaixo você irá conferir quais são os assuntos mais cobrados em química no Enem:

Química Geral:

  • Ligações químicas e forças intermoleculares;
  • Separação de misturas;
  • Cálculo estequiométrico.

Físico-Química:

  • Eletroquímica: pilhas
  • Soluções: teoria e cálculos de concentração
  • Conversão de unidades.

Química Orgânica:

  • Classificação de carbono e cadeias;
  • Identificação de funções;
  • Reações Orgânicas;
  • Polímeros.

Química Ambiental

  • Separação de misturas no ambiente;
  • A química em processos industriais e suas consequências para o ambiente;
  • Lixão x Aterro Sanitário: processo químicos envolvidos.

#Dica esperta: Não deixe para última hora, estude agora mesmo os assuntos mais cobrados em química no Enem e não se esqueça de resolver questões das provas anteriores, pois só assim saberá como cada assunto é abordado. Abaixo, seguem 3 canais no youtube para você estudar química no Enem. Confira:

Química em Ação: youtube.com/quimicaemacao

QuíFácil: youtube.com/quifácil

Tenho Prova Amanhã: youtube.com/tenhoprovaamanha

Gostou das dicas e de saber quais são os assuntos mais cobrados em química no Enem? Deixe um comentário ou compartilhe com os amigos nas redes sociais! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.